quinta-feira, 7 de abril de 2011

Esperanto como ponte entre os seres humanos!

Olá novamente meus caros, hoje trago uma informação sobre o que faço.
atualmente sou estudante universitário (calouro) e também estou fazendo um curso de esperanto na UFC, e hoje irei falar um pouco sobre a lingua.

A lingua Internacional do doutor Esperanto (abreviada para esperanto apenas) foi uma lingua planejada pelo doutor Lázaro Ludoviko Zamenhof (Ludwik Lejzer Zamenhof) com o intúito de usá-la como uma lingua na qual todos os povos poderiam se comunicar sem problemas e sem dar margem para o orgulho nacionalista. "Mas como e por que ele teve esta ideia?" você deve estar se perguntando. Bem vamos ver um pouco da história do esperanto.
o Dr. Lázaro nasceu em bialystok, na Polônia, e desde pequeno identificou uma grave problema em sua cidade, o problema linguístico. Em bilystok se falavam três linguas, o russo, o iídiche e o polonês. além destes três o alemão também queria uma vaguinha, e por este motivo muitas pessoas brigavam. Logo o pequeno Zamenhof pensou "por que os homens não param de brigar? Se existisse uma só lingua para todos os povos então eles poderiam parar de brigar. Então é isso, é só sugerir uma lingua para ser a lingua AUXILIAR de comunicação universal para todos os povos. Mas alguns europeus não vão querer uma lingua de outro país, eles iriam preferir a deles próprios. Já sei, uma lingua morta será a situação, o latim." essa parecia ser a solução para o problema. Então o Dr. Zamenhof começou a estudar o latim para apresentar ao mundo a solução ao problema da língua. Mas aí que ele percebeu que o latim não poderia ser uma lingua AUXILIAR de comunicação unniversal, pois o latim tinah uma grámatica muito complicada e muitas irregularidades, o que demandava anos de estudo. Então o Dr. Zamenhof concluiu que uma lingua AUXILIAR de comunicação universal deveria ter as seguintes características, não pertencer a ninguem, ser de rápido aprendizado e não ter irregularidades. Então ele planejou a lingua que hoje seria conhecida como esperanto a partir destes pilares.
"Ué, minha religião não é a favor do esperanto pois ele é a lingua dos espíritos!". Inocentes os que acreditam nisto. O esperanto é uma lingua terrena e não espiritual. O esperanto só é associado aos espíritos no ponto que o movimento espírita é o grupo que mais apoia a adoção do esperanto como lingua AUXILIAR universal. Mas hoje em dia o esperanto não é apenas defendido pelos grupos espíritas, a igreja católica reconheceu o esperanto como o latim do mundo moderno (não tenho informações sobre aprovação papal, mas tenho conhecimento de igrejas que incentivam o aprendizado do esperanto). E saindo das ideologias religiosas várias instituições de ensino também tiveram a iniciativa de ensinar a lingua esperanto, como as federais do ceará, Rio Grande Rio Grande do Norte, Alagoas, Curitiba, Juiz de Fora e Goiânia, além de outras instituições que tem cursos extra-oficiais.
E para enfatizar ainda mais que o esperanto não é a utopia de uma época revoltosa mas sim uma realidade para o mundo várias pessoas famosas aplaudiram o esperanto, como Mahatma Gandhi, Leon Tolstoi e ,pasmem, Albert Einsteim.
Além de lingua o esperanto já se tornou cultura. Hoje em dia é muito fácil encontrar várias obras sobre esperanto e obras em esperanto, traduzidas ou originais.

Conclusão:
O esperanto é uma luz que aponta para o futuro dissipando as trevas da falta de comunicação. E nos mostra que antes de falar que algo é inútil nós devemos pesquisar sobre e pensar por si mesmo não sobre o que algo trará para mim, mas sim o que eu posso fazer para melhorar algo.

Obs: Você deve ter notado que sempre grafei a palavra "auxiliar" com maiúsculas, não? Pois fiz isto para frizar que o esperanto não foi criado para substituir as linguas do mundo, mas sim para servir como uma lingua secundária (ou terciária para os países que já possuen uma lingua secundária e etc.) para que sirva de porta de comunicação entre todas as pessoas doa mundo.

Para ver mais Acesse:
Página da Wikipédia sobre o esperanto.
Página de um esperantista no ceará.
Ótimo curso de esperanto na internet.
Página do curso de esperanto da UFC.

Um comentário:

Adelson Sobrinho disse...

Companheiro,
parabéns pelo blog e pelo artigo. Diz tudo o que é o Esperanto e algo mais.
Com afeto
Adelson Sobrinho